terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conexão Carnaval - Audiência recua 20% este ano no desfile do Rio


O Ibope aferido durante o desfile das escolas de samba do Rio representou a pior audiência de todos os tempos a TV Globo. Neste ano, o Ibope da  primeira noite da Sapucaí foi de apenas 8,3 pontos na Grande São Paulo.  E o mais sintomático é que a audiência recuou 20% em relação a 2011, quando já havia sido de apenas 10,4 pontos. Na noite de segunda não foi diferente: 8,5% de média.
Por conta da audiência pífia, a Globo perdeu no domingo para os dois programas da Record: o Domingo Espetacular e o Repórter Record. O que não acontece em fins de semana e dias normais.
Se o resultado já era para lá de negativo, o fato é que também este ano os comentaristas Luiz Roberto e Glenda Kozlowski se tornaram vítimas preferenciais dos críticos.  Na transmissão ficou patente a falta de conhecimento mínimo da estrutura das escolas de samba. Linguajar nada identificado com a cultura popular e, mais do que isso, dificuldade na identificação de personagens. Até o som alucinante e cultuado de uma das mais tradicionais baterias foi rebaixado a qualidade de “barulho” pela apresentadora de Esporte, Glenda. E a idéia de misturar Samba e Futebol tem se mostrado muito boa nas músicas ou agremiações paulistas. E o resultado nem sempre é dos mais elegantes, conforme se verificou este ano durante a apuração dos votos em São Paulo.
A pergunta que fica é: o povo cansou de acompanhar escolas de samba na televisão ou a televisão é que já deu sinais de cansaço e não consegue mais instigar a curiosidade do telespectador? Por outro lado, a festa popular do Carnaval ganha cada vez mais espaço nas ruas e tem renovado seu público a cada ano. Principalmente no Rio.

Um comentário:

  1. Sem dúvida alguma o Carnaval é a festa que tem tudo pra ser comemorada,curtida preferencialmente em clima de alegrias,fantasias de vários tipos e de desfiles na Sapucaí. Infelizmente o casal que eu adoro no jornalismo esportivo deixou a desejar nos comentários de domingo e segunda. Adoro assistir pela TV, e os blocos de rua então que tá com tudo? Claro que não está 100%,ainda temos foliões brigando,enchendo a cara e fazendo besteiras sujando as ruas. Viva o carnaval de rua e desfiles que nos enchem de animação e cultura.

    ResponderExcluir