segunda-feira, 12 de março de 2012

Bispo Católico diz que alunos e professores da PUC devem estar afinados com a Igreja e seus princípios

Pluralidade do ensino universitário sob ameaça
Num claro desrespeito ao sentido laico do ensino no Brasil, o bispo de Guarulho faz defesa do alinhamento da Educação da PUC com os princípios religiosos e critica o que chama de "Progressivista universidade comunista".

Do Sítio Sul 21


O Bispo Emérito de Guarulhos, Dom Luiz Bergonzini, defendeu em seu blog (http://www.domluizbergonzini.com.br) que alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) não podem ter ideias contrárias à ideologia disseminada pela Igreja. Em texto publicado no dia 3 de março, intitulado “Graças a Deus, a PUC não é uma ‘progressista universidade comunista’”, Bergonzini disse que professores da PUC não devem disseminar ideias contrárias à moral cristã nem fora da instituição.


“Se a PUC é da Igreja Católica, deve seguir o Evangelho e a Moral Cristã. Não pode ter em seu corpo docente professores contrariando os ensinamentos da Igreja Católica, dentro ou fora da sala de aula”, escreveu Bergonzini. O bispo disse ainda que, como indica o Pontifícia do nome da PUC, a universidade deve se reger pela Constituição Apostólica, do Vaticano. Ele relatou que no contrato de trabalho que os professores assinam há cláusulas estabelecendo, entre outras coisas, a “fidelidade à mensagem cristã”.
Para Bergonzini, o defesa da legalização do aborto, da eutanásia e das drogas, as ideias comunistas e o homossexualismo não são comportamentos compatíveis de um profissional da PUC: “Os professores abortistas, defensores da eutanásia, da liberação da maconha, da ideologia homossexual ou comunistas podem procurar escolas que defendam essas ideias, por exemplo UnB, para lecionar nelas. Não podem lecionar numa escola católica, que é totalmente contrária a esses posicionamentos”.
Sobre os alunos, o sacerdote relatou que, recentemente, houve manifestação na PUC em favor da legalização da maconha. Ele classificou a manifestação como “abjeta”. Ele afirmou que no ato da matrícula os alunos se comprometem a obedecer o regimento interno. Como a PUC obedece a princípios católicos, logo os alunos também estariam se comprometendo com estes princípios, de acordo com o raciocínio do bispo.
Assim como aos professores, aos alunos que tiverem ideias contrárias, a porta da rua é serventia da casa, defende Bergonzini: “Eles não estão obrigados a cursar a PUC. Há inúmeras faculdades por aí. Se forem adeptos do aborto, da eutanásia, da ideologia homossexual, da liberação das drogas, do comunismo, podem procurar faculdades com essas ideias para estudar”, escreveu.
Dom Luiz Bergonzini é o mesmo que durante as eleições presidenciais, em 2010, revelou ter orientado os padres de Guarulhos a pregarem votos contra a então candidata Dilma Rousseff, que seria defensora do aborto, e a outros candidatos que fossem a favor da legalização deste procedimento.

Um comentário:

  1. E depois perguntam,questionam por que os fiéis estão sumindo das missas..pq será? Infelizmente as pessoas,independente da crença religiosa,precisa evoluir.. Deus deve estar decepcionado com a ignorância religiosa..

    ResponderExcluir