quarta-feira, 7 de março de 2012

Conexão Jornalismo - Corpo de Bin Laden teria sido levado para os EUA e não lançado ao mar

Informações falsas para evitar peregrinação
A história de que soldados americanos teriam inadvertidamente lançado ao mar o corpo do terrorista mais procurado do mundo jamais soou verossímil. Agora o Wikileaks joga mais água na fervura revelando ter acessado documentos que comprovam o envio do corpo de Osama aos Estados Unidos onde foi submetido a uma infinidade de exames.


Do sítio Sul 21 e agência EFE



Documentos divulgados pelo WikiLeaks e publicados pelo jornal espanhol Público apontam que, ao contrário do informado pelo governo dos EUA, o corpo do ex-líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, não foi lançado ao mar e sim levado aos Estados Unidos em um avião da CIA. E-mails da empresa privada de segurança Stratfor Global Intelligence, fortemente ligada ao governo estadunidense, apontam que o sepultamento em alto mar teria sido uma farsa arquitetada para permitir que o corpo de Bin Laden fosse conduzido aos EUA sem causar reações contrárias.
Fred Burton, ex-agente especial do Serviço Secreto Diplomático do Departamento de Estado dos EUA e um dos diretores da empresa com sede no Texas, diz em e-mail reproduzido pelo Público: “fui informado que trouxemos o corpo. Graças a Deus”. O e-mail tem o título de “OBL” – indicando, segundo o jornal espanhol, as iniciais de Osama bin Laden.

Na mensagem seguinte, Burton escreve “(alpha) O corpo está a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA”. A palavra-chave ‘(alpha)’ se refere a informes de circulação exclusiva em uma reduzida cúpula do mais alto escalão da organização. Dover abriga uma base da Força Aérea dos Estados Unidos. “Depois seguirá até o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda”, acrescenta Burton. Em outra mensagem, parte de uma troca de e-mails entre analistas da Stratfor, Burton revela que “o corpo segue em direção a Dover e já deveria ter chegado”.
Em outra conversa, Burton parece se referir de forma mais explícita a Bin Laden, referindo-se claramente a um corpo sepultado em alto mar. “Se o corpo foi jogado no mar, o que duvido, seria um toque muito ao Adolf Eichmann (general nazista executado em Israel, cremado após a morte e cujas cinzas foram lançadas ao Mediterrâneo). Nós quereríamos ter a fotografia, o DNA, as impressões digitais, etc… Seu corpo é como a cena de um crime e não concebo que o FBI (polícia federal americana) e o Departamento de Justiça permitissem semelhante coisa”.
A versão dos EUA dá conta de que o corpo de Bin Laden foi conduzido até um porta-aviões no mar da Arábia, onde foi lavado e envolvido em um sudário branco, segundo os costumes islâmicos. Em seguida, teria sido colocado em uma bolsa com pesos e jogado ao mar. O objetivo do enterro em mar aberto seria evitar que a sepultura de Bin Laden virasse um ponto de peregrinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário