terça-feira, 20 de março de 2012

Frases de Brizola vão virar livro pelas mãos de sua neta

Lula e Brizola: o primeiro inspirou as grandes frases de Brizola

Por Fábio Lau

As frases e provérbios proferidos por Leonel Brizola (1922-2004) estão sendo compilados e vão virar livro. O trabalho está sendo realizado pela neta do ex-governador e deputada estadual, Juliana Brizola, do PDT gaúcho.
Lula, que esteve várias vezes na condição de inimigo e aliado, que o diga: jamais se livrou do apelido de "sapo barbudo".



"A política é a arte de engolir sapo. Não seria fascinante fazer agora a elite brasileira engolir o Lula, este sapo barbudo?", disse Brizola em 1989. A eleição, polêmica e apaixonada, foi vencida por Fernando Collor. Ao todo serão 90 frases e algumas não podem faltar: “Bugio branco”, por exemplo, a maneira como ele se referiu ao apresentador do Jornal Nacional, Cid Moreira. Moreira foi obrigado a ler o direito de resposta mais bombástico da história do jornalismo brasileiro.
Outro que mereceu uma alcunha das mais engraçadas foi o ex-governador Moreira Franco, chamado por Brizola de “gato angorá”.
Juliana revela que "a ideia surgiu assim que o meu avô morreu. Começamos a lembrar das frases, das tiradas inteligentes, dos provérbios, que não eram criados por ele, mas eram como se fossem", diz Juliana. A neta lembra que passou a vida convivendo com um homem desconfiado. Um verdadeiro "animal político".
"Quando ele dizia: 'Tem batata nessa chaleira' é porque já sabia que alguém estava tentando enganá-lo. Aí ele não sossegava", lembra. "Se alguém ameaçava sair do partido ou fechar aliança com algum inimigo, todos já sabiam qual seria o provérbio: 'Fulano está costeando o alambrado'."
Outras frases:

“Tu sabes do que me ocupo quando não estou pensando nem fazendo política? Eu durmo" Obs.: Em 2002, quando completou 80 anos

"O PT é como uma galinha que cacareja para a esquerda, mas põe os ovos para a direita" Obs.: Em 2000

E esta que soa a profética: "Lula pode ser um bom ministro, depois governador e, daqui a uns dez ou doze anos, o melhor de todos os candidatos a presidente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário