sexta-feira, 16 de março de 2012

George Clooney e seu pai foram presos por protestarem nos EUA

Ator engajado politicamente é alvo da repressão policial

Da Redação

O ator George Clooney e o seu pai foram presos em frente à embaixada do Sudão, em Washington, por agentes dos serviços secretos americanos, durante uma ação de protesto contra a violência do governo sudanês.
O agente do ator disse ao site TMZ que os dois homens “estavam a protestar contra a violência cometida pelo Governo do Sudão sobre os seus homens, mulheres e crianças. Eles exigiam a entrada de ajuda humanitária no país antes que esta se transforme na maior crise humanitária do mundo”, revelou Stan Rosenfield.

O ator e o seu pai, o jornalista Nick Clooney, de 78 anos, foram algemados depois de terem recebido três avisos por parte das autoridades para não atravessarem a linha de segurança montada pela polícia no perímetro da embaixada.



Clooney, que voltou recentemente do Sudão, acusa as forças armadas do governo do Sudão de cometer crimes de guerra contra civis. Os manifestantes afirmam que o presidente sudanês, Omar al-Bashir, está a impedir a passagem de grupos de ajuda humanitária nas Montanhas Nuba, junto à fronteira com o Sudão do Sul. O país tornou-se independente em julho do ano passado, depois de duas décadas de guerra civil.
Juntamente com Clooney foram ainda detidos o ativista Martin Luther King III, filho mais velho de Martin Luther King Jr., o presidente da NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) Ben Jealous e três membros do congresso norte-americano.

Ainda ontem George Clooney esteve reunido com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para discutir a crise humanitária do Sudão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário