sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre Chico Anysio, o multipersonagem do humor

Morre Chico Anysio, o multipersonagem do humor
Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado desde dezembro passado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, por problemas coronarianos. Ele deixa oito filhos. Ainda não há informações sobre os locais e horários de velório e enterro.

Chico Anysio nasceu na cidade de Maranguape, no Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Começou a carreira na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções, desde radioator até comentarista de futebol.  Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Em 1957 estreou na TV Rio o 'Noite de Gala'. Em 1959, estreou o programa 'Só Tem Tantã', mais tarde chamado de 'Chico Total'. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, TV e cinema, sempre com humor inteligente, Chico se aventurou no jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções como 'Hino ao Músico' e 'Rancho da Praça XI'.


O humorista estava na Rede Globo desde 1968 onde se destacou em programas como 'Escolinha do Professor Raimundo' e 'Chico Total'. Suas últimas participações na emissora foram em 2009 no especial 'Chico e Amigos' e no 'Zorra Total', em 2010.

Em agosto de 2010, o humorista foi internado no hospital Samaritano, em Botafogo, com hemorragia no intestino por conta de um pólipo e ainda pegou uma pneumonia, sendo submetido a duas cirurgias.

Pouco tempo depois de receber alta, Chico se apresentou ao lado de Tom Cavalcanti o show 'Chico.Tom'. "Ainda estou muito debilitado. Para mim, o mês de agosto não passou, fui eu que passei por agosto. Tem três coisas que me deixam muito triste. A principal é não poder andar. Mas, se Deus quiser, até mês que vem já posso fazer isso. Vou começar a fisioterapia agora", disse Chico antes da apresentação.

Anysio voltou a ser internado no dia 2 de dezembro de 2010, no mesmo hospital. Ele chegou ao local com falta de ar e foi constatada obstrução da artéria coronariana. Foi realizada uma angioplastia para desobstrução da artéria. Hoje ele não resistiu continuar a batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário