sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conexão Jornalismo - Luto na MPB - Morre no Rio o cantor e compositor Pery Ribeiro.

Morreu na manhã de hoje, vítima de um infarto, o cantor e compositor Pery Ribeiro, aos 74 anos. Ele estava internado há 30 dias no Hospital Universitário Antonio Pedro, em Niterói, tratando uma endocardite. Ainda não se sabe o local do velório e o horário do enterro.
Filho do compositor Herivelton Martins e da cantora Dalva de Oliveira, Pery Oliveira Martins começou a sua carreira aos 3 anos de idade, participando de dublagens de filmes de Walt Disney. Ele ainda participou como ator em uma filme inacabado de Orson Welles e em “Berlim na batucada”, de Luís de Barros.


Em 1959 , trabalhando como cameraman na extinta TV Tupi, foi convidado a participar do programa da Paulo Gracindo na Rádio Nacional. Assumiu o nome artístico de Pery Ribeiro, sugerido por Cesar Alencar.
No ano seguinte, compôs a canção “Não devo insistir”, gravado por sua mãe. No mesmo ano, gravou o seu primeiro disco, uma compacto duplo. Em 1962, gravou o seu primeiro LP, “Pery Ribeiro e seu mundo de canções românticas”, acompanhado do violão de Luís Bonfá.
Em seguida, Pery  entrou para o seleto grupo da Bossa Nova, sendo o primeiro a gravar “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que eternizou a musa Helô Pinheiro e até hoje é a mais gravada e executava em todo o mundo. Ele também fez turnês mundiais, cantando em dueto com as maiores vozes internacionais.


Um comentário:

  1. Estava cantarolando essa música e entrei novamente no Programa Conexão, cliquei e mais uma vez fiquei maravilhada com a beleza da letra,da voz do querido Pery,da eterna garota de Ipanema. Que bela homenagem!

    ResponderExcluir