terça-feira, 20 de março de 2012

Carlos Slim estaria comprando SBT de Silvio Santos

Slim é o homem mais rico do planeta e já é dono da Net 
Por James Akel (colunista de TV)*

Depois de uma conversa sigilosa entre Silvio Santos e Carlos Slim, bilionário mexicano, nos Estados Unidos, está praticamente acertada a venda, inicialmente de 30%, do SBT para o magnata mexicano – o homem mais rico do planeta. Slim adquiriu a Net à TV Globo recentemente.
O restante da negociação ainda dependeria de estudos sobre como as empresas de Carlos Slim, e um nome brasileiro de confiança de Carlos,  assumiriam o controle do SBT.
A negociação garantiria que Silvio Santos manteria seu programa aos domingos pelo tempo que desejasse.
Mas, pelo acordo inicial entre Silvio e Carlos, assim que Carlos comprasse os 30%, ele nomearia novos diretores para o SBT.


A intenção de venda de ações do SBT explicaria a atitude de Silvio Santos em acabar com as multas de contratos do SBT. Tal atitude demonstra uma política administrativa de deixar a área livre para qualquer mudança que o novo sócio julgue necessária.
Ao acabar com a cláusula que estabelece multas em contratados, Silvio revela não ter política de planejamento de trabalho a médio prazo.
Ou seja, assim que Silvio definir uma parceria com um sócio que tenha bom patrimônio financeiro, esse sócio pode assumir a definição dos destinos da emissora sem nenhuma barreira contratual.
E quando esta definição de sociedade estiver definida por Silvio, então, e só então, ele apresentará a sociedade à sua família como um fato consumado e de caráter irreversível.
E é isto que Silvio está buscando, um sócio que possa tocar os destinos do SBT e ter bons resultados que permitam bons lucros para sua família ou até um sócio que a médio prazo tenha dinheiro suficiente para adquirir o controle acionário e isto resultar em estabilidade financeira para a família Abravanel.
Com o Grupo Silvio Santos sem folga de caixa desde a quebra do Banco Panamericano e diante da necessidade de resolver pendências financeiras a curto prazo, Silvio não pode mais se dar ao luxo de errar na administração do SBT.
E desde o tempo em que Silvio decidiu assumir tudo na administração da emissora, ele erra muito mais do que acerta.
Os louros do dono do Baú, na verdade, são colhidos exclusivamente no próprio programa. Afinal é ele o maior apresentador de tv do Brasil.

James Akel é o homem que mais entende de TV e de bastidores de TV no Brasil - http://jamesakel.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário