quinta-feira, 8 de março de 2012

Crescimento brasileiro seria como o vôo da galinha, para blogueiro do FT

Do sítio Viomundo


Blog do diário Britânico Financial Times comparou o crescimento da economia brasileira a um “vôo de galinha”.
“Enquanto o crescimento da economia da China segue o padrão de um condor, subindo a grande altitudes nas térmicas superiores mesmo quando atravessa o que é tido como um desaquecimento, o crescimento do Brasil em anos recentes se parece com o vôo titubeante de uma galinha”.
O colunista lembra que o Brasil cresceu a uma taxa anualizada de 7,5% em 2010, que o Banco Central foi obrigado a pisar no freio para enfrentar a inflação mas, de repente, percebeu que a economia estava perdendo força. Segundo o colunista, consequência das altas taxas de juros, do câmbio valorizado e do sentimento negativo em relação à crise europeia.


Seria de esperar que o colunista ao menos especulasse sobre se o Banco Central brasileiro errou, pisou no freio exageradamente — sob pressão, diga-se, da dupla mercado-mídia, que pensa primeiro nos banqueiros e depois nos brasileiros.
Ou que deixasse claro, por exemplo, que o vôo de condor da China se dá numa economia muito mais centralizada.
Será que se o Brasil controlar o câmbio tão firmemente quanto a China pode crescer mais? Ou se acabar de vez com a ideia de um Banco Central “independente”?
Mas, nada disso. Diz ele:
Quanto a se a galinha vai um dia crescer para se transformar num falcão ou mesmo num condor, a resposta é não — pelo menos não agora. As ineficiências do Brasil, como o orçamento inchado do governo, que apesar de todos os gastos não consegue investir,  vão impedir o país de atingir as taxas de crescimento acima citadas até que alguém comece a pensar em reformas. Em resumo, a burocracia e os impostos vão garantir que as asas da galinha continuem cortadas.
O governo brasileiro gasta muito com os juros pagos ao “mercado” e, por isso, tem menos dinheiro para investir? Uma das perguntas que ele poderia ter feito. Mas seria pedir demais, não?
PS do Viomundo: Segundo o colunista, a Goldman Sachs reduziu sua expectativa de crescimento do PIB brasileiro em 2012 para 3,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário