sexta-feira, 16 de março de 2012

Espanhol barrado no Brasil é solidário aos sul americanos deportados no seu país

Pablo : "sou contra a xenofobia espanhola"

Pablo Soto desembarcou no Brasil para estudar na UFRJ. Sem visto, foi mandado de volta. No Facebook o jovem se solidarizou com as pessoas da América do Sul que são maltratadas nos aeroportos espanhóis.

Do sítio Brasil 247


247 – O espanhol Pablo Soto é empreendedor, politizado e estudante matriculado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na última quarta-feira, porém, ele desembarcou no Aeroporto Internacional Galeão, no Rio de Janeiro, para dar continuidade a um curso de pós-graduação na UFRJ, mas sem o visto de estudante, foi repatriado. O típico ‘espanhol gente boa’ foi alvo das “medidas de reciprocidade” das autoridades brasileiras, criadas como um troco à política de imigração espanhola, que já expulsou muitos brasileiros dos aeroportos do país, muitas vezes em situações similares a de Soto.


No Facebook, Pablo Soto foi solidário às pessoas que já sofreram por causa da rígida política de imigração da Espanha. Segundo reportagem da Folha, o espanhol escreveu a seguinte mensagem em sua página da rede social: “Minha solidariedade com todas as pessoas da América do Sul e de outros países que são maltratadas e impedidas de entrar a cada dia no Aeroporto de Barajas. Sou contra essa política xenófoga do governo de meu país”. Nessa sexta-feira, porém, a mensagem não estava mais no ar.
Para tentar entrar no Brasil, Soto mostrou o documento que comprovava sua matrícula na UFRJ e o detalhamento do curso, como relatou a Folha, mas não foi suficiente. Ele precisava ter o visto de estudante, medida exigida por lei pelo governo brasileiro. No último dia 2, outro espanhol foi mandado de volta ao seu país, no mesmo voo em que veio, pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Pablo Ferreirós Bennett, natural da cidade de Alicante, veio ao País participar de uma feira educacional, mas sem o visto de trabalho, não pôde permanecer por aqui.
Os casos acontecem dias depois de uma idosa brasileira de 77 anos ficar retida por quatro dias no aeroporto de Madrid e poucas semanas antes de o Brasil adotar novas medidas de imigração com os espanhois, tratando-os da mesma forma como os brasileiros são tratados na Espanha. A partir de 2 de abril, serão exigidos dos espanhóis, além do passaporte válido por pelo menos seis meses, passagem de volta com data marcada, comprovação de reserva em hotel ou alojamento e dinheiro suficiente para se manter por aqui pelo período declarado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário